PAUL PERCY HARRIS
PAUL PERCY HARRIS, o fundador do ROTARY, nasceu em Racine, Wisconcin, Estados Unidos, aos 19 de abril de 1868. Foi um dos cinco filhos de Jorge H. Harris e Cornélia Harris. Filho de pais pobres, Paul aos três anos foi morar com os avós paternos, William e Pâmela Harris, em Welling-Ford, Vermont, passando com eles até final da adolescência. Em 1889 muda-se para Des Moines, Iowa. Aí trabalha, ingressando na Universidade de Iowa, onde cola grau de bacharel em Direito, em 1891.
Desejoso de conhecer seus pais e o mundo, percorre vários países durante cinco anos. Para custear suas viagens, trabalhou em várias atividades - repórter, professor, empacotador de uvas, vaqueiro, ator teatral. Em 1900 instala-se em Chicago, onde abre uma banca de advocacia. Estranha os hábitos da cidade grande, a marginalidade, o aventureirismo, o egoísmo desbragado. Resolve então criar um clube diferente, reunindo profissionais de áreas diversas, pra encontros semanais à hora do almoço. Os primeiros são: Silvester Schiele, Gustavus Loher e Hiran Shorey. O clube - Rotary - nasce então no dia 23 de fevereiro de 1905. Logo outros companheiros se juntam a eles. A idéia rotária estende-se pelos EUA, Inglaterra e outros países. Paul Harris casa-se em 1912 com uma jovem escocesa, Jean Thompson.
Apesar de permanecer sempre ligado a Rotary, Paul Harris exerceu a profissão de advogado pro 40 anos. Percorreu o mundo defendendo a bandeira do companheirismo e da ética profissional. Em 1945 morre Jean. Paul Harris vem a falecer em 1947, cidadão do mundo e pregoeiro da Paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário